São indiscutíveis as vantagens de se realizar o fechamento de varandas com vidros. Maior aproveitamento do espaço, melhor controle da temperatura, maior bloqueio dos ruídos externos, segurança contra quedas de crianças e animais de estimação, proteção de móveis e tapetes são algumas delas. E agora essa opção para quem mora em apartamentos ou sobrados se torna ainda melhor com a chegada de duas inovações a esse produto: sistema sem roldanas, rodízios ou rolamentos e utilização de vidros laminados
O que é fechamento de varanda?
Até pouco mais de uma década atrás as varandas eram somente uma extensão dos apartamentos ou sobrados para que os moradores pudessem sair e observar por pouco tempo a paisagem, tomar um pouco de sol ou cultivar algumas plantas. Era praticamente um recurso para evitar o sentimento claustrofóbico. A ampliação da utilização desse espaço surgiu quando chegou ao Brasil o envidraçamento que permite a abertura total do vão, há pouco mais de dez anos.
Por esse sistema as folhas de vidro, com o mínimo de perfis de alumínio, podem ser recolhidas em um canto da varanda ou sacada. Ele é denominado de formas diferentes por todo o país: envidraçamento de sacadas; cortina de vidro e fechamento de varandas são alguns dos nomes utilizados.
Tal sistema permitiu que aquele espaço, que era pouco utilizado, pudesse ser integrado ao apartamento ou sobrado. O fechamento com vidros promove o aproveitamento do espaço de forma mais intensiva sem interferir na fachada dos edifícios.
O sistema de envidraçamento que permite a abertura total manteve a utilidade da varanda ou sacada de ser um local para se aproveitar a luz do sol e se observar a paisagem, mas passou a oferecer os seguintes benefícios adicionais aos moradores de apartamentos:
» Bloqueio da entrada de poeira;
» Bloqueio do excesso de ruídos;
» Bloqueio parcial da água da chuva;
» Bloqueio do excesso de vento, frio ou de calor;
» Barreira contra invasões para roubos nos andares inferiores;
» Barreira contra quedas de pessoas, objetos ou animais.